O primeiro projeto que vou comentar é essa residência de campo localizada na região de Santa Helena, Uma região pacata de clima frio e de vistas privilegiadas (assim como a nossa Campos do Jordão) próxima a Mendellin na Colômbia. Essa residência foi projetada pelo arquiteto Antonio Sofan, colombiano.
Esse projeto tem uma característica que eu admiro muito que é a simplicidade. A implantação da construção no terreno se dá de forma delicada aparentando que esse pedaço do morro já estava esperando por ela; claramente a movimentação de terra foi mínima e o entorno foi mais valorizado do que a construção em si. O deque criado pela cobertura vai de encontro ao gosto do proprietário que pratica yoga e o usa com esse objetivo. A solução da planta é bastante simples sendo que a circulação, um espaço que normalmente é considerado perdido, se assemelha a uma varanda protegida do frio. O fato de os banheiros se situarem nas extremidades da "caixa" facilitou o desenho e a ventilação dessas áreas úmidas. Uma vez que a cozinha está no centro da casa o respiro desta acontece da mesma forma que para a área, através de vãos no deque de yoga.
Uma coisa que andei discutindo esses dias com colegas foi como nós, arquitetos brasileiros, desconhecemos a produção arquitetônica latino americana, o que honestamente é muito estranho pois dando uma olhada no archdaily, costumeiramente encontro projetos da América do Sul, mas, poucas vezes brasileiros. Até é compreensível a dificuldade inicial devido a barreira linguística e por nós termos tanto a conhecer da produção brasileira graças ao tamanho continental do país, mas, isso não pode ser uma desculpa pois sempre estamos antenados ao que está sendo feito nos Estados Unidos e na Europa.
"Rather than trying to make an architectural statement, I opted for complementing the superb view with an almost imperceptible mark to the site." - Antonio Sofan
Para mais imagens e informações segue o link da notícia que li:

Comentários
Postar um comentário